História

Situada no município de Almirante Tamandaré, Paraná, foi fundada em 1973 pelos acionistas que deram origem ao Grupo Jamari. Em 1991, quando da fundação da Jamari S/A Participações (holding), passou a ser controlada diretamente pela holding.

A empresa sempre desempenhou um papel de liderança na produção de calcário agrícola no Estado do Paraná, e em especial na Região Metropolitana de Curitiba. Em 1994, a empresa adquiriu a propriedade aonde está localizada a sua principal jazida, a Mina Água Boa, mina esta que já era explorada desde a fundação da empresa, mas sob a forma de arrendamento. Em 1995, a empresa construiu um Terminal Ferroviário na sua sua usina localizada na Rodovia dos Minérios. Em 1998, a empresa adquiriu a usina de beneficiamento da Cooperativa Cotriguaçu, localizada no bairro Campo Grande, no município de Almirante Tamandaré.

Em 2006 a TERRA RICA, junto com outras três indústrias de calcário da região, participou da criação da Central de Vendas de Calcário NUTRICAL. A NUTRICAL é a empresa responsável pela parte comercial de calcário agrícola da TERRA RICA.

Em 2010, iniciou investimentos para a diversificação de sua produção, na área de agregados para a construção civil ( areias e britas ). Atualmente a TERRA RICA, explora e beneficia calcários dolomíticos e calcíticos e a partir destas matérias-primas, são produzidos os seguintes produtos: Calcário Agrícola Dolomítico e Calcítico (A granel, Ensacado e BIG-BAG), Pedra de Forno (Matéria-Prima para a fabricação da cal), Agregados para construção civil e obras rodoviárias (areias, britas, pedriscos e rachões) e Calcário para uso industrial (Cerâmica).